Matriculas Abertas

Níveis de Ensino

Educação Infantil
Educação Infantil
Integral
Integral
Fundamental I
Fundamental I
Fundamental II
Fundamental II

Educação Infantil

APRESENTAÇÃO

As atividades são desenvolvidas especialmente para cada fase e idade. Na Monteiro Lobato as crianças com mais de 1 ano e 8 meses são atendidas na Educação Infantil e têm diferentes atividades pedagógicas e lúdicas para desenvolver o potencial criativo e a vontade de aprender.
Para estimular o interesse natural das crianças, contamos com material didático Montessoriano, moderna estrutura física, o melhor currículo pedagógico, ambientes seguros e ricos em materiais didáticos e brinquedos educativos.
Temos dois agrupamentos na Educação Infantil:
Agrupada I – atende crianças de 1 ano e 8 meses a 3 anos
Agrupada II– atende crianças de 3 a 5 anos

MÉTODO MONTESSORI

O sistema educacional Montessori é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios:
• Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.
• O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.
• Como ser dotado de uma força vital é capaz de autocrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.
• Como ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

PROFISSIONAIS

Os professores da Monteiro Lobato, além de serem profissionais competentes, têm uma relação de cuidado e atenção com os alunos. Oferecem todo o acompanhamento e orientação de que eles precisam em diferentes fases da vida e cuidam de questões que vão muito além da sala de aula, como a segurança e as relações interpessoais, sem perder o foco na formação acadêmica de cada estudante.
Na Monteiro, o padrão de qualidade de ensino é resultado do alto nível de especialização dos professores. A busca por qualificação permanente torna as aulas mais estimulantes, permitindo o desenvolvimento das habilidades em todas as fases do seu filho. Respeitando as necessidades e talentos individuais, a Monteiro prepara as crianças para superar obstáculos, desenvolver autonomia e buscar sempre o melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.

HORÁRIOS

Manhã: 7h30 às 11h45 (com tolerância até as 12h)
Tarde: 13h às 17h15 (com tolerância até as 17h30)

ATIVIDADES E PROJETOS

• Trabalhos com conteúdos de Matemática, Linguagem, Estudos Sociais e Ciências, Artes, Material Sensorial, Vida Prática, Normalização e Informática;
• Aulas de Inglês, Música e Educação Física para Agrupada I;
• Aulas de Inglês, Música e Educação Física e Educação Ambiental para Agrupada II;
• Trabalho com projetos indicados anualmente pela Rede Pea-Unesco;
• Projetos de Solidariedade;
• Projeto Disciplina Consciente;

Integral

APRESENTAÇÃO

As atividades são desenvolvidas especialmente para cada fase e idade. Na Monteiro Lobato as crianças com mais de 1 ano e 8 meses são atendidas na Educação Infantil e têm diferentes atividades pedagógicas e lúdicas para desenvolver o potencial criativo e a vontade de aprender.
Para estimular o interesse natural das crianças, contamos com material didático Montessoriano, moderna estrutura física, o melhor currículo pedagógico, ambientes seguros e ricos em materiais didáticos e brinquedos educativos.
Temos dois agrupamentos na Educação Infantil:
Agrupada I – atende crianças de 1 ano e 8 meses a 3 anos
Agrupada II– atende crianças de 3 a 5 anos

MÉTODO MONTESSORI

O sistema educacional Montessori é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios:
• Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.
• O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.
• Como ser dotado de uma força vital é capaz de autocrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.
• Como ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

PROFISSIONAIS

Os professores da Monteiro Lobato, além de serem profissionais competentes, têm uma relação de cuidado e atenção com os alunos. Oferecem todo o acompanhamento e orientação de que eles precisam em diferentes fases da vida e cuidam de questões que vão muito além da sala de aula, como a segurança e as relações interpessoais, sem perder o foco na formação acadêmica de cada estudante.
Na Monteiro, o padrão de qualidade de ensino é resultado do alto nível de especialização dos professores. A busca por qualificação permanente torna as aulas mais estimulantes, permitindo o desenvolvimento das habilidades em todas as fases do seu filho. Respeitando as necessidades e talentos individuais, a Monteiro prepara as crianças para superar obstáculos, desenvolver autonomia e buscar sempre o melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.

HORÁRIOS

Manhã: 7h30 às 11h45 (com tolerância até as 12h)
Tarde: 13h às 17h15 (com tolerância até as 17h30)

ATIVIDADES E PROJETOS

• Trabalhos com conteúdos de Matemática, Linguagem, Estudos Sociais e Ciências, Artes, Material Sensorial, Vida Prática, Normalização e Informática;
• Aulas de Inglês, Música e Educação Física para Agrupada I;
• Aulas de Inglês, Música e Educação Física e Educação Ambiental para Agrupada II;
• Trabalho com projetos indicados anualmente pela Rede Pea-Unesco;
• Projetos de Solidariedade;
• Projeto Disciplina Consciente;

Fundamental I

APRESENTAÇÃO

Para preparar seu filho para os desafios do futuro, nossa estrutura de ensino fundamental é forte e de alta qualidade. No Fundamental I, a grade curricular ganha novas atividades; a dinâmica de trabalho, norteada pela Pedagogia Montessoriana, propõe mais desafios para estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento de habilidades e competências, proporcionando maior autonomia e independência na construção do conhecimento. A Monteiro Lobato é comprometida com a formação completa do seu filho, para que ele esteja pronto para o Fundamental II e para as provas que irá enfrentar, porque a base de ensino forte é o início do sucesso.

 

MÉTODO MONTESSORI

O agrupamento de idades é uma proposta da Pedagogia Montessoriana. Em nossa escola, no Ensino Fundamental I, damos sequência ao agrupamento iniciado na Educação Infantil, ficando assim estabelecido:

Ciclo I – 1º e 2º Ano
Ciclo II – 3º e 4º Ano
5º Ano

O aluno de Ciclo tem a possibilidade de conviver com crianças ora mais velhas, ora mais novas que ele, garantindo-lhe um bom desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A aquisição dos conteúdos dar-se-á no ritmo de cada aluno, que determinará quando está pronto para prosseguir.

PROFISSIONAIS

Os professores da Monteiro Lobato, além de serem profissionais competentes, têm uma relação de cuidado e atenção com os alunos. Oferecem todo o acompanhamento e orientação de que eles precisam em diferentes fases da vida e cuidam de questões que vão muito além da sala de aula, como a segurança e as relações interpessoais, sem perder o foco na formação acadêmica de cada estudante.
Na Monteiro, o padrão de qualidade de ensino é resultado do alto nível de especialização dos professores. A busca por qualificação permanente torna as aulas mais estimulantes, permitindo o desenvolvimento das habilidades em todas as fases do seu filho. Respeitando as necessidades e talentos individuais, a Monteiro prepara as crianças para superar obstáculos, desenvolver autonomia e buscar sempre o melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.

HORÁRIOS

Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

ATIVIDADES E PROJETOS

• Aulas de Inglês, Música, Educação Física, Educação Artística e Educação Ambiental;
• Aulas de reforço;
• Soletrando e Matematicando;
• Trabalho com projetos indicados anualmente pela Rede Pea-Unesco;
• Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD;
• Aulas de Orientação Sexual com a Psicóloga (a partir do 3º Ano);
• TICs | Tecnologias da Informação e Comunicação;
• Amigos do Zippy;
• ONG Estudantil Planeta Verde;
• Projetos de Solidariedade;
• Projeto Disciplina Consciente;

Fundamental II

APRESENTAÇÃO

Para uma formação integral dos alunos, além da base comum nacional, o Fundamental II oferece uma base diversificada de conteúdos e atividades que visam a um desenvolvimento completo dos indivíduos.
São oferecidos um segundo idioma (espanhol), além do inglês, aulas de ética e cidadania, aulas de Desenho Geométrico, laboratórios de Ciências e Informática (com projetos especiais), projetos em Geografia utilizando moderna tecnologia (software ArcGis) e projetos diferenciados baseados nas propostas do programa PEA das escolas associadas à UNESCO.
Em 2016, adotaremos para o 9º ano o Sistema Ari de Sá (SAS), sistema de Ensino presente em 26 estados e no Distrito Federal, em mais de 240 municípios, compartilhando uma metodologia de excelência educacional com mais de 500 escolas conveniadas. Com resultados expressivos nos principais vestibulares do país, inclusive ITA e IME, no último ENEM o SAS conquistou o 8º lugar nacional.

 

PROFISSIONAIS

Os professores da Monteiro Lobato investem no bom relacionamento com os alunos, oferecem todo o acompanhamento e orientação de que eles precisam em diferentes fases da vida e cuidam de questões que vão muito além da sala de aula, como segurança e relações interpessoais, sem perder o foco na formação plena de cada estudante.
Na Monteiro, o padrão de qualidade de ensino é resultado do alto nível de especialização dos professores. A busca por qualificação permanente torna as aulas mais interessantes e abre espaço para análise de temas atuais, estimulando a interpretação e o desenvolvimento crítico do aluno. Respeitando as necessidades e talentos individuais, a Monteiro prepara adolescentes e jovens para superar limitações e buscar sempre o melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.

HORÁRIOS

Manhã: 7h às 12h30

ATIVIDADES E PROJETOS

Para que os resultados sejam alcançados, desenvolvemos nossas atividades de uma maneira diferenciada:
• Número reduzido de alunos por sala;
• Salas-ambientes para cada matéria;
• Laboratórios de Informática e Ciências;
• Aulas de inglês e espanhol na grade curricular;
• Gincanas Culturais e de estudo;
• Projetos de Solidariedade;
• Projeto Disciplina Consciente;
• Projetos indicados anualmente pela Rede Pea-Unesco;
• Participação em Olimpíadas regionais, estaduais e brasileiras nas diversas áreas;
• Plantões de dúvida – trabalho à parte, que visa melhorar o desempenho escolar do aluno, sempre que necessário;
• SIG – Informações Geográficas;
• Leitura extraclasse de livros paradidáticos;
• Feira de livros;
• Feira de Ciências;
• Teatro.