Educação Infantil

 

APRESENTAÇÃO

As atividades são desenvolvidas especialmente para cada fase e idade. Na Monteiro Lobato as crianças com mais de 1 ano e 8 meses são atendidas na Educação Infantil e têm diferentes atividades pedagógicas e lúdicas para desenvolver o potencial criativo e a vontade de aprender.
Para estimular o interesse natural das crianças, contamos com material didático Montessoriano, moderna estrutura física, o melhor currículo pedagógico, ambientes seguros e ricos em materiais didáticos e brinquedos educativos.
Temos dois agrupamentos na Educação Infantil:

  • Agrupada I – atende crianças de 1 ano e 8 meses a 3 anos
  • Agrupada II – atende crianças de 3 a 5 anos

 

MÉTODO MONTESSORI

 

O sistema educacional Montessoriano é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios: 

  • Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.
  • O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.
  • Como ser dotado de uma força vital é capaz de intercrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.
  • Como ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

Integral

 

APRESENTAÇÃO

 

O Integral da Escola Monteiro Lobato proporciona ao aluno múltiplas oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa pedagógico onde a criança estará em contato com atividades esportivas, culturais, de Ciências, Inglês, estímulo à leitura, de acompanhamento pedagógico (tarefas) e valorização das brincadeiras em grupo o que leva a relações sociais saudáveis.

Também oferece um cardápio balanceado com a supervisão de uma nutricionista.
Proporciona aos pais a oportunidade de deixar seus filhos num ambiente seguro e agradável. Na escola Monteiro Lobato, o aluno do período Integral está envolvido o tempo todo com atividades que o levam ao seu constante aprendizado e seu convívio social harmonioso.

 

MÉTODO MONTESSORI

 

O sistema educacional Montessori é coerentemente centrado na criança e supõe que todo o seu desenvolvimento se faz segundo os princípios:

  • Todo ser se desenvolve segundo a linha de sua natureza, e assim, o homem, desde os primeiros anos de sua existência, é capaz de dar resposta aos estímulos do real, através de sua mente absorvente inconsciente e depois consciente.
  • O homem, pela unicidade de seu ser, desenvolve-se como um todo integrado, corpo, alma e espírito.
  • Como ser dotado de uma força vital é capaz de autocrescimento e, portanto, desenvolve-se, sobretudo, por atividade espontânea e livre, em ambiente apropriado.
  • Como ser dotado de capacidade reflexiva, por natureza, deve viver em diálogo com os elementos do cosmos, uma vez que é sensível a eles.

Fundamental I

 

APRESENTAÇÃO

 Para preparar seu filho para os desafios do futuro, nossa estrutura de ensino fundamental é forte e de alta qualidade. No Fundamental I, a grade curricular ganha novas atividades; a dinâmica de trabalho, norteada pela Pedagogia Montessoriana, propõe mais desafios para estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento de habilidades e competências, proporcionando maior autonomia e independência na construção do conhecimento. A Monteiro Lobato é comprometida com a formação completa do seu filho, para que ele esteja pronto para o Fundamental II e para as provas que irá enfrentar, porque a base de ensino forte é o início do sucesso. 

MÉTODO MONTESSORI

 

O agrupamento de idades é uma proposta da Pedagogia Montessoriana. Em nossa escola, no Ensino Fundamental I, damos sequência ao agrupamento iniciado na Educação Infantil, ficando assim estabelecido:

  • Ciclo I – 1º e 2º Ano
  • Ciclo II – 3º e 4º Ano
  • 5º Ano

O aluno de Ciclo tem a possibilidade de conviver com crianças ora mais velhas, ora mais novas que ele, garantindo-lhe um bom desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A aquisição dos conteúdos dar-se-á no ritmo de cada aluno, que determinará quando está pronto para prosseguir.

Fundamental II

APRESENTAÇÃO

Para uma formação integral dos alunos, além da base comum nacional, o Fundamental II oferece uma base diversificada de conteúdos e atividades que visam a um desenvolvimento completo dos indivíduos.

São oferecidos um segundo idioma (espanhol), além do inglês, aulas de ética e cidadania, aulas de Desenho Geométrico, laboratórios de Ciências e Informática (com projetos especiais), projetos em Geografia utilizando moderna tecnologia (software ArcGis) e projetos diferenciados baseados nas propostas do programa PEA das escolas associadas à UNESCO.

Em 2016, adotamos para o 9º ano o Sistema Ari de Sá (SAS), no ano seguinte foi implementado em todo Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano). Esse sistema de ensino está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em mais de 240 municípios, compartilhando uma metodologia de excelência educacional com mais de 780 escolas conveniadas. Com resultados expressivos no ENEM e nos principais vestibulares do país, inclusive ITA e IME.